A dieta sem glúten, algumas vezes, é utilizada para emagrecer porque são eliminados da alimentação vários alimentos, como pão, bolachas ou bolos, por exemplo, por possuírem glúten e assim diminui o valor calórico ingerido, facilitando a perda de peso numa dieta de emagrecimento.
Mas no caso de um doente celíaco a eliminação do glúten envolve a leitura detalhada de todos os rótulos de alimentos e até componentes de remédios ou batons. Porque a ingestão, mesmo que pequena de vestígios de glúten nesses produtos pode desencadear um processo infamatório grave.
O cardápio da dieta sem glúten é difícil de seguir, pois são eliminados muitos alimentos comumente consumidos no dia a dia. Segue-se um exemplo.
Para ter mais alternativas para a dieta e consumir todos os nutrientes importantes para o corpo é necessário fazer a dieta sem glúten com o acompanhamento de um nutricionista especializado. Veja algumas dicas:
As receitas sem glúten são, principalmente, receitas de bolos, bolachas ou pão sem farinha de trigo, centeio ou aveia porque são esses os cereais que têm o glúten.
Aqui está um exemplo de receita de biscoito sem glúten:
Ingredientes
Modo de preparo
Colocar no liquidificador as avelãs, o açúcar, o mel, o azeite e o leite de arroz até ter um creme homogêneo. Misturar em uma taça as farinhas e verter o creme mexendo bem. Fazer bolinhas com as mãos, achatar as bolinhas em forma de disco e colocar em um tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar ao forno a 180-200ºC por 30 minutos.
Receita de bolo sem glúten
Bater os ovos em batedeira por cerca de 5 minutos. Adicionar o óleo de coco e o açúcar mascavo e continuar batendo. Acrescentar a farinha de arroz, o amido de milho, o fermento, o sal e a canela em pó e bater. Despejar a massa em uma assadeira untada com óleo de coco, espalhar a maçã picada, pode polvilhar com açúcar e canela assando de seguida em forno médio pré-aquecido a 180º, por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Alimentos sem glútem
Os alimentos sem glúten são alimentos como frutas, verduras e carnes, por exemplo porque não contêm na sua composição a proteína do glúten.
Estes alimentos são os únicos alimentos que podem ser ingeridos no caso da doença celíaca, porque nestes pacientes, o glúten pode danificar as paredes no intestino e provocar diarreia e dores abdominais dificultando a absorção de alguns nutrientes.
No entanto, todos podem se beneficiar ao diminuir o consumo de glúten porque o glúten pode causar inchaço e desconforto abdominal.
Os alimentos sem glúten são:
Existem também outros alimentos sem glúten que podem ser comprados facilmente em lojas de produtos naturais como pão e macarrão, mas neste caso o rótulo do produto deve indicar 'alimento sem glúten' ou 'glúten free'.